Sunday 17 April 2011

Ser músico profissional

Meu interesse por música é incondicional, cresci escutando de Beatles a Bach, do samba ao rock e sempre soube o tipo de representação que a música teria na minha vida. Almejar viver de música é fácil, mas como concretizar o sonho? Como viver de música? Me parecia muito simples, bastava estudar bastante, com disciplina, montar uma banda e fazer sucesso, o que era eminente nos pensamentos de um adolescente. Amarga ilusão… soterrado pelas vaias da minha primeira performance ao vivo.
A realidade não é cruel, é fria, mas nos conecta do sonho ao mundo. Se meu sonho não me dá dinheiro, vou garimpar no mundo o ouro da minha sobrevivência.
Existe fórmula? Só o clichê da resposta, de forma enfática… não! O que existem são milhares de possibilidades, e o talento para enxergá-las é que faz a diferença. Para trabalhar profissionalmente com música é preciso entender o contexto do mercado a ser desbravado, quais suas necessidades e quais são as oportunidades.
Não consigo imaginar outra profissão que permita tantas especialidades. Posso ser professor, músico de estúdio, tocar em bares, ter uma sonorização, escrever sobre música, criticar música, compor, basta apontar o dedo. Mas minhas escolhas são o compromisso de um trabalho sério, sou competende pela competência de meu trabalho. E isso sim é sonhar acordado, é poder apalpar a realidade e ter orgulho do que me tornei.

No comments:

Post a Comment