Sunday 17 April 2011

Como e o que estudar na guitarra?

O que estudar para evoluir de forma efetiva no instrumento? Como ser, além de um bom instrumentista, um músico completo, independente e criativo? Até que ponto temos que abrir o leque do aprendizado e conhecer assuntos que vão além da mecânica do nosso instrumento?
Logo nos meus primeiros meses com a guitarra fui obrigado a aceitar que dominar o instrumento seria dominar outros aspectos do aprendizado musical. Tocar está imerso nesse emaranhado, onde a técnica é fatalmente influenciada por outros assuntos. Fazer música com qualidade não é apenas desbravar os segredos da articulação e do desempenho motor, mas entender que música se faz com inteligência, com alma e com vivência.
Parece que saber o que estudar pode ser ainda mais difícil do que estudar em si, pois isso não depende de regras. Cada indivíduo anseia um diferente objetivo, cada ser interpreta e projeta a música de forma diferente. Então cabe, através da experiência, descobrir e traçar os melhores caminhos, aqueles que pareçam naturais e que levem ao resultado projetado.

No comments:

Post a Comment