Tuesday 31 May 2011

Escalas Musicais - Conceito

Nosso ouvido ocidental usa e reconhece 12 diferentes notas musicais as quais damos o nome de escala cromática (aquela que possui todas as notas). Dela podemos criar outras escalas, que seriam reduções da escala cromática, cada qual com sua sonoridade característica.



Lembro que esse conceito é contemporâneo, já que dentro da história da música a primeira escala foi a pentatônica (5 notas). Temos essas duas posturas: historicamente fomos agregando novos sons e aceitando, com o passar do tempo, escalas com 6, 7, 8 notas. Hoje podemos pensar ao contrário, no todo da escala cromática e reduzí-la em prol de outras sonoridades.

Fica a frase: “Uma escala é característica pelas notas que possui e ao mesmo tempo pelas notas que não possui”.

É preciso compreender que nossa música esta entrelaçada ao conformismo da sonoridade que criamos. Aprendemos a escutar as diferentes escalas e com elas criamos nosso conceito musical. A fuga desse conforto é atributo do contemporâneo e sua tentativa de tirar nosso ouvido das raízes do século 18. Muito se fez mas pouco se popularizou, nossas regras ainda são aquelas plantadas pelos gregos, regadas pelo barroco, adubadas pelo clássico e colhidas pelo romântico.
O novo está na velocidade de trânsito dentro das sonoridades que conhecemos e a mistura de seus atributos.  É brincar com os conceitos que solidificamos e sutilmente distorcer as expectativas. É ter o chão de nossa história e suas escalas, e o céu das novas possibilidades. Entender o uso da ferramenta e buscar suas novas utilidades.

No comments:

Post a Comment