Thursday 19 May 2011

Ritmo

Música acontece dentro de um espaço de tempo e a forma com que distribuímos os sons nesse espaço chamamos de rítmo. Para reproduzir uma música com a exatidão da sua existência, temos que ter o controle perfeito desse rítmo, entendê-lo logicamente e sentí-lo intuitivamente.
Muitos instrumentistas acabam desprivilegiando o estudo rítmico, se focam em outros empecilhos do instrumento e acabam carentes de uma boa execução musical. Isso se torna notável quando vão tocar com outros músicos onde não conseguem unidade. O resultado é penoso.
Vivemos em pulso, tudo gira, começa e termina, fomos cultivados assim. A pulsação do coração da mãe dentro do ventre, marcando o período de gestação, nos alimentando de noção de tempo. O dia, a noite, a hora, o minuto, o segundo. A música indifere, ela é a representação de nossas escolhas, da forma com que nos relacionamos e entendemos o tempo.
O som acontece e dura, o silêncio também. E a melodia se faz disso, das diferentes notas e dos diferentes silêncios. Agrupados pela lógica de seu compositor, pulsando com o acordo da sua vontade. 

No comments:

Post a Comment